Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite

Description

O Grupo Otimismo é uma organização não governamental de apoio a portadores de hepatite, formado por voluntários em 1998 e legalizado em 1999.

A atual diretoria é composta por Carlos Norberto Varaldo, Haroldo Cotta Gonçalves Pereira, Mauro Gomes de Paiva Lins de Barros e Marilene Miranda Bastos.

Formado por portadores da doença, o grupo tem como objetivo a divulgação das hepatites, suas formas de prevenção e tratamento e, negociar com governos em todas as esferas para disponibilizar atendimento a população. A nossa forma de atuação é pelo "Controle Social", isto é, não pretendemos atuar nas áreas em que o governo e deficiente. Lutamos para que o governo assuma a sua responsabilidade constitucional que é a de assegurar a saúde da população.

O posicionamento do Grupo Otimismo não é dar orientação médica ou fornecer medicamentos aos portadores e, sim, o de informar sobre o conhecimento da doença, ensinar os conceitos de cidadania mediante os direitos dos pacientes, tornando assim mais fácil o convívio diário com uma doença crônica. Assim, não distribuímos medicamentos, cestas básicas, não oferecemos assistência psicológica, simplesmente exigimos que o governante ou burocrata de plantão cumpra sua função. Para isto empregamos diversas formas de negociação ou pressão, que compreendem a propositura de ações de saúde publica e quando não atendidos apelamos para a mídia e para o Ministério Publico e/ou Justiça.

Objetivamos, também, a divulgação da doença, tentando acabar com o estigma que ela carrega na sociedade. Mais de 7.000.000 de folhetos já foram distribuídos e seis filmes institucionais, veiculados pela REDE GLOBO e emissoras educativas, foram realizados, com os atores, Cissa Guimarães. José Wilker, Cristiana Oliveira, Patrícia Pillar, Miguel Falabella e Fausto Silva (Faustão), os quais são voluntários da causa, também já foi realizado 1 spot de rádio.

O Grupo Otimismo é considerado a maior ONG existente nos países de língua Portuguesa e Espanhola, conta atualmente com 32.500 associados. É reconhecida por governos de diversos países e por todas as sociedades cientificas de Hepatologia, Infectologia e Gastroenterologia. Participamos como convidados e palestrantes da maioria dos congressos nacionais e internacionais sobre hepatologia.

A Sociedade Brasileira de Infectologia reconhece o trabalho desenvolvido pelo Grupo Otimismo, entregando em maio de 2009 o Premio Honorifico em reconhecimento aos serviços prestados em prol da assistência e prevenção da hepatite C.

O objetivo inicial foi a luta pela hepatite C, objetivo que foi paulatinamente ampliado e, hoje atuamos na hepatite B e na doença gordurosa do fígado (esteatoses - NASH).

São realizadas reuniões e palestras onde são apresentados tópicos como: tratamentos, prevenção, progressão da doença, dietas, exercícios físicos, técnicas de relaxamento e outros que possam ajudar os portadores a terem uma nova esperança, a melhorar a qualidade de vida e a ter uma atitude mental positiva. Isto é fundamental para fortalecer o sistema imunológico a lutar contra o vírus.

Também são realizadas palestras em empresas, universidades e colégios. Regularmente são dadas palestras para grupos específicos, como hemofílicos, contaminados pelo AIDS/HCV, pacientes renais, dependentes químicos, dentistas, auxiliares de medicina, etc..

Conscientizamos os portadores sobre os direitos de cidadania, ensinando como obter tratamento e medicamentos gratuitos, conforme garante a Constituição Federal. Nosso trabalho encontra-se espelhado no que foi realizado pelo saudoso Betinho na sua luta pela AIDS e que ironicamente morreu por causa da hepatite C.

Na página www.hepato.com são fornecidas informações sobre hepatites em Português e Espanhol. Com 120,000 visitantes mensais um total de 3,0 milhões de páginas foram acessadas em 2014. O Site é auditado no seu conteúdo pela HON - Foundation Health On the Net, pela qual é considerada como a terceira página mais importante do mundo na qualidade e atualidade da informação sobre as hepatites e o controle de visitas é realizado pela empresa independente .

Semanalmente são enviadas por e-mail aos mais de 32.500 cadastrados, as últimas noticias sobre as hepatites. Possuímos convênios com as principais agencias de noticias, universidades e centros de pesquisas, os quais nos informam dos avanços no meio cientifico.

O Grupo Otimismo não recebe subvenções do Governo e nada cobra dos infectados. Todos os serviços são gratuitos. As atividades são financiadas com recursos de seus diretores e com a venda dos livros "Convivendo com a hepatite C" e "A Cura da Hepatite C", de autoria de seu fundador, Carlos Varaldo, o qual fez a doação dos direitos de autor.

O futuro é difícil de estimar. O futuro ideal será o dia que por falta de procura ou necessidade seja necessário "fechar" o Grupo Otimismo, pois, isto mostrará que nosso objetivo foi alcançado e que o sistema público de saúde atende todas as necessidades dos infectados pelas hepatites. Será difícil de isto vir a acontecer algum dia, mas é um sonho que não podemos perder de vista. Não podemos deixar de sonhar e de trabalhar por isto.

Membership status 
Voting

Location

Address

Av. N. S. Copacabana, 1133 – SL. 501
Rio de Janeiro
22060-001
Brazil